quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Choque de Gestão de Aécio Neves: 10 anos de bons resultados

Fonte: Queremos Aécio Neves Presidente
Choque de Gestão: 10 anos de bons resultados
Choque de gestão: Aécio Neves: balanço positivo

Choque de gestão: Aécio Neves comemora balanço positivo e fala do mais importante programa de administração pública do Brasil.

Choque de Gestão: Aécio Neves

Aécio Neves, senador do PSDB-MG, faz um balanço positivo dos dez anos do Choque de Gestão, o programa que ele criou em 2003 e se tornou a mais importante referência da administração pública brasileira da atualidade. Confira um resumo das afirmações dele sobre o assunto, na coluna semanal que assina toda segunda-feira na página de opinião do jornal Folha de São Paulo, datada de 7 de janeiro de 2013.

Aécio contou um pouco da história do programa: "Choque de gestão foi a expressão que utilizamos para marcar o resgate da governabilidade de Minas, engolfada em 2003 pela maior crise financeira de sua história, recolocando o estado no caminho do desenvolvimento. Mais que um conceito abstrato, trata-se de uma experiência que merece ser celebrada pelos que valorizam a eficiência e a busca por resultados nas políticas de governo”.

Aécio citou vários resultados importantes do programa Choque de Gestão. Minas cumpriu sete dos oito Objetivos do Milênio estabelecidos pela ONU, alguns antecipadamente, como a redução da mortalidade infantil. O estado ocupa a primeira posição no Sudeste no Idsus, um indicador do governo federal para a área de saúde. Na educação, Minas foi o primeiro a universalizar o ensino fundamental de nove anos na rede pública. Hoje, os alunos de Minas lideram os exames do Ideb. Minas registrou o maior crescimento na participação do PIB nacional no período 2002-2010. Foram 1,6 milhão de novos empregos com carteira assinada.

Aécio assinalou que organismos internacionais chancelaram o esforço de Minas para melhorar a administração pública no estado. O Banco Mundial, por exemplo, recomendou o modelo para outros países. “Não há política pública mais transformadora do que a correta aplicação do dinheiro público, com transparência e eficiência”, resumiu Aécio Neves sobre o Choque de Gestão.

Prêmio Wedding Brasil de Fotografia 2013


Fonte: Light Room

Já está no ar o site completo com as informações desta quarta edição do concurso
As inscrições para o Prêmio Wedding Brasil de Fotografia 2013 só começam no dia 1º de fevereiro, mas os fotógrafos de casamento interessados já podem conferir no site do concurso todos os detalhes para a sua participação. O Prêmio é aberto a fotógrafos profissionais, brasileiros ou não, maiores de 18 anos, e conta com inscrição gratuita.

Foto: Helena Gomes Leão
Foto: Helena Gomes Leão
Nesta quarta edição, o concurso virá com algumas novidades. A primeira delas refere-se ao fim da categoria Júri Popular. A  partir de então, apenas o Júri Oficial, formado por 13 profissionais de renome da fotografia e da mídia especializada em casamento, passará a eleger os melhores fotógrafos de casamento do ano.

Outra novidade do Prêmio WBF em 2013, é que em vez de 10 vencedores, serão apenas três. Haverá premiação e título de 1º, 2° e 3° lugar para as três melhores galerias entre todas as inscritas, na opinião dos jurados. Serão concedidas ainda menções honrosas para outras sete galerias com a pontuação mais expressiva alcançada no somatório final do júri.

Foto: Helena Gomes Leão
Foto: Helena Gomes Leão
Para participar, os interessados precisarão inscrever 10 fotografias que representem uma cobertura fotográfica da união de um mesmo casal. Vale compor sua galeria como quiser, desde fotos de sessões pré-wedding, cerimônia, festa ou pós-wedding, por exemplo. Pode até incluir imagens de apenas um desses ensaios, se o autor entender de que se trata de sua “melhor cobertura fotográfica”.

Premiação
A premiação é de tirar o fôlego. Não apenas pela importância dos prêmios, mas porque ampliará as chances de os vencedores alcançarem reconhecimento, especialmente, entre o seu público-alvo (os noivos), com divulgação nas principais mídias especializadas em noivas e em fotografia do país.

Foto: Helena Gomes Leão
Foto: Helena Gomes Leão
O 1º lugar receberá uma câmera EOS 5D Mark III (somente o corpo, memória não inclusa); além de R$ 1 mil em vale compras de produtos da Editora Photos; matéria exclusiva na revista Photos & Imagens e no Blog Wedding; um post completo no blog Vestida de Noiva; além de divulgação com destaque na revista Inesquecível Casamento.

O 2º lugar, por sua vez, garantirá uma câmera EOS 5D Mark II (memória não inclusa) com Lente 24-105mm; e mais R$ 500 em vale compras de produtos da Editora Photos; matéria exclusiva na revista Photos & Imagens e no Blog Wedding; post com as fotos da galeria premiada no blog Vestida de Noiva e divulgação na revista Inesquecível Casamento.

Enquanto o 3º colocado, será contemplado com uma objetiva Canon 50mm f/1.4 AF USM; R$ 500,00 em vale compras de produtos da Editora Photos; matéria exclusiva na revista Photos & Imagens e Blog Wedding; Divulgação do concurso no blog Vestida de Noiva e divulgação na revista Inesquecível Casamento.

O Júri Oficial será composto pelos fotógrafos Fabio Laub (presidente do Júri), Jared Windmüller, José Roberto Comodo, Lauro Maeda, Manuk Poladian, Marco Costa, Nellie Solitrenick, Rafael Benevides, Renato dPaula, Robison Kunz e Thales Trigo. Além de Fabiano Niederauer, diretor geral da revista Inesquecível Casamento; e Fernanda Floret, designer de moda e blogueira, do blog Vestida de Noiva.

O anúncio dos vencedores será feito no dia 23 de abril, às 20h30, no Memorial da América Latina durante a 5ª edição do congresso Wedding Brasil.

Petrobras anuncia aumento no preço da gasolina (6,6%) e do diesel (5,4%)


A hora que o governo começar a me irritar e eu resolvo replicar essa matéria do JB:
A Petrobras anunciou ao mercado, nesta terça-feira (29), que o preço do combustível vendido nas refinarias às distribuidoras foi majorado a partir da zero hora desta quarta-feira em 6,6% na gasolina e 5,4% no óleo diesel.
O aumento, em um primeiro momento não afeta o consumidor, mas logo deverá ser sentido na bomba dos postos e, principalmente, no transporte público que é à base do óleo diesel. Ou seja, haverá repasse aos preços.
Segundo especialistas, a política de preços dos combustíveis estipuladas pelo governo prejudica os resultados da Petrobras. Ela vinha bancando um preço menor na venda da gasolina e do diesel, assumindo os prejuízos causados pelo achatamento do preço provocado em nome do controle da inflação. Com isto, o preço das ações dela sofreu uma forte queda no mercado.
O reajuste dos preços do combustível já era esperado e chegou a ser previsto na ata da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central. O Banco, porém, previa um reajuste de até 5% e o aumento anunciado nesta terça-feira foi superior.
Um dos fatores que influenciou na liberação do aumento dos preços dos combustível foi o anúncio que a presidente Dilma Rousseff fez, na semana passada, da redução em 18% e e 32% no preço final da energia elétrica, respectivamente, para as residências e a indústria/comércio. Com isto haverá uma espécie de compensação na influência do aumento dos combustíveis na taxa de inflação.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Aécio: pioneiro no governo de MG com PPP para construir cadeia

Fonte: Queremos Aécio Neves Presidente
Aécio: pioneiro no governo de MG com PPP para construir cadeia
Aécio Neves: Parceria Público-Privada

Aécio Neves participou da inauguração de moderno presídio em Ribeirão das Neves, iniciado em sua gestão como governador de Minas.

Aécio Neves: Parceria Público-Privada

Aécio Neves, senador do PSDB-MG e criador do programa Choque de Gestão, participou da inauguração da mais moderna penitenciária do Brasil, em 28/01/2013, no município de Ribeirão da Neves (MG), iniciada quando ainda era governador de Minas Gerais. É a primeira Parceria Público-Privada (PPP) do sistema prisional no país, comprovando a modernização na gestão estadual, como parte de processo iniciado em 2003, quando assumiu o cargo.

Aécio estava ao lado do governador Antonio Anastasia, no ato da inauguração em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele destacou a obra como uma importante contribuição para o aperfeiçoamento do atual sistema prisional brasileiro. A primeira unidade inaugurada tem capacidade para 608 presos em regime fechado. No total, serão cinco unidades, com 3.040 vagas. Haverá a geração de 3,8 mil empregos diretos e indiretos após a operação plena do complexo.

Aécio Neves afirmou que a parceria com o setor privado irá gerar avanços nas condições dos presídios nacionais, muitos deles em condições precárias. “Mais uma vez Minas Gerais dá exemplos ao Brasil de eficiência, de planejamento e de ousadia, numa área essencial à sociedade brasileira, que é a manutenção da sua segurança”, afirmou o senador. Durante a gestão de Aécio Neves, o número de vagas no sistema prisional de Minas passou de 5 mil para 26 mil, após a construção de 35 unidades.

Aécio Neves contou um pouco da história da PPP em Minas: “Muitos não acreditavam na possibilidade de o setor privado participar desse esforço, lembrou o ex-governador. “Muitos foram radicalmente contrários e estamos aqui dando uma importante contribuição para que o Brasil vire a página daquilo que o ministro da Justiça chamou de cadeias medievais, como regra hoje para as cadeias e penitenciárias públicas. Algo que pode, no futuro, atender a todo o país”, disse Aécio Neves.

Top 10 presentes para Fotógrafos


Vou replicar aqui uma lista que o Meio Bit postou com os dez melhores presentes para fotógrafos, sensacional:
01 – Lente 50mm f/1,8 – essa é clássica e digo que todo fotógrafo deve ter uma. Antigamente (alguns anos atrás) toda câmera mecânica vinha com uma lente 50mm de boa qualidade e com grande abertura de diafragma. Ainda hoje acho que as câmeras de entrada deveriam vir com uma 50mm em vez da 18-55mm horrível que as acompanha. Qualidade de imagem, grande abertura de diafragma, versatilidade e preço baixo. Essa é uma pequena guerreira que não pode faltar na bolsa de qualquer fotógrafo. A versão Canon pode ser achada por menos de R$ 400,00 no Mercado Livre. A Nikon está um pouco mais salgada, podendo ultrapassar os R$ 500,00.
02 – Bolsa Fotográfica – Já que falamos em bolsas, isso também não pode faltar para o fotógrafo. A bolsa não é um acessório sem sentido, pois a função dela é proteger o equipamento contra o atrito e intempéries. Uma boa bolsa deve ser confortável de se carregar e grande o bastante para caber tudo que você leva ao fotografar (se for a prova de água melhor ainda, embora o preço vá triplicar). O tamanho dela vai depender da quantidade de equipamentos que você possui ou do que você costuma levar em suas saídas fotográficas. A Diafilme possui diversas opções de mochilas e bolsas fotográficas que começam em R$ 40,00.
03 – Tripé – essa é uma ferramenta maravilhosa e com usos muito bacanas. Porém, muita gente não vê a utilidade de um bom tripé por ser um acessório que não é utilizado frequentemente. Mas, digo por experiência própria, que você pode ficar por anos sem precisar de um e quando precisar ninguém vai te emprestar. A regra para comprar um bom tripé é testar se o mesmo é firme. Um tripé aberto que não mostra firmeza é uma ferramenta sem muita utilidade prática. Embora os melhores sejam da marca Manfrotto, existem boas opções no mercado. Eu mesmo tenho um parrudo da marca Tronque nunca me deixou na mão. Bons tripés começam na faixa de preço de R$ 300,00.
04 – Monopé – esse existe para trazer estabilidade para a câmera e ao mesmo tempo não prejudicar a mobilidade do fotógrafo. Ótimo para locais onde você não pode ocupar todo o espaço que um tripé ocuparia. Existem monopés de marcas famosas e bem caros, mas como aqui quem mantém a câmera segura é o próprio fotógrafo, não vejo problema em comprar um modelo barato. Só deve prestar atenção no tamanho máximo de abertura do equipamento que deve ficar perto da altura do fotógrafo.
05 – Radio Flash – aqui está uma coisa que pode transformar a maneira como você utiliza o seu flash. Ter a possibilidade de utilizar o seu flash de forma remota é maravilhoso e pode abrir novos caminhos criativos em sua fotografia. Os modelos de câmeras mais caros podem disparar o flash externo remotamente, mas se você não possui um equipamento mais moderno e caro a saída é umradio flash. Os modelos chineses mais em conta no mercado são o Cactus V5 (R$ 273,00) e oYongnuo RF 603 (R$ 170,00).
06 – Kit Strobist – já que você vai aprender a trabalhar com seu flash remotamente, então por que não pensar em comprar um kit strobist e levar o seu estúdio dentro de sua bolsa? Existem conjuntos a venda no Mercado Livre composto por tripé de estúdio, um suporte para flash e sombrinha do tipoball head e uma sombrinha rebatedora pela quantia de R$ 135,00. Procurei pelos acessórios em separado e é mais vantajoso comprar o Kit. Só depois de ver o efeito que é conseguido com esse conjunto é que você percebe como o investimento é baixo.
07 – Rebatedor Circular - se você conhece um fotógrafo que adora fazer retratos de dia e não possuí um flash para fazer preenchimento, então o presente ideal é um rebatedor circular. Existem opções com vários tamanhos e cores. Existem os básicos com as cores prata e dourada e os com cinco cores (e a opção de difusor). Eu recomendo os de 110cm que podem ser achados por até R$ 120,00.
08 – Kit lente Close Up – todo mundo é apaixonado pelo mundo da macrofotografia, mas nem todo fotógrafo tem grana para investir em lentes macro de grande rendimento. Nos sobra os anéis inversores e os filtros close-up. Eles são vendidos para serem acoplados a sua lente preferida e devem ser comprados respeitando o diâmetro dela. Eles possuem graduações que indicam o poder de aproximação de cada um. Podem ser utilizados separadamente ou em conjunto. Existem os close-up de marcas caríssimas e os mais baratinhos genéricos. Com um kit de R$ 100,00 já da para começar a brincar.
09 – Cartão cinza – você começou a fotografar agora e quer sair do botãozinho verde? Quer aprender fotometria e saber como a coisa toda funciona. Então seria muito bacana você ganhar um cartão cinza. Esse acessório é muito utilizado em estúdio e em situações externas onde sua finalidade é acertar o balanço de branco e fazer uma fotometria exata, respectivamente. Poucas pessoas hoje em dia conhecem os seus benefícios e como utilizar o brinquedo. O modelo Mennon pode ser encontrado no Mercado Livre por R$ 69,00.
10 – Copo em forma de lente – isso não vai ajudar você a fotografar melhor, mas vai causar inveja mortal em seus amigos. As canecas em forma de lente já existem há algum tempo e estão se tornando muito populares no Brasil. Os modelos mais comuns emulam as 24-70mm, 24-105mm e as 70-200mm tanto da Canon quanto Nikon. Existem os modelos mais elaborados e licenciados pelas marcas que podem chegar a R$ 100,00 no Brasil e os modelos chineses, mais pobres em detalhes, que ficam na média de R$ 45,00.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Aécio Neves: PPP é avanço no sistema prisional brasileiro

O governador Antonio Anastasia e o senador Aécio Neves inauguraram a Unidade I do Complexo Prisional Público Privado (CPPP), em Ribeirão das Neves (RMBH)

Fonte: Queremos Aécio Neves Presidente

Aécio Neves: PPP é avanço no sistema prisional brasileiro
Governador Anastasia e Senador Aécio Neves

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) destacou, nesta segunda-feira (28/01), o Complexo Prisional Público Privado (CPPP), inaugurado em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, como uma importante contribuição para o aperfeiçoamento do atual sistema prisional brasileiro. O senador participou da inauguração da Unidade I da Penitenciária, ao lado do governador Antonio Anastasia. Trata-se da primeira PPP do sistema prisional no país, cuja construção foi iniciada durante a gestão de Aécio Neves à frente do Governo de Minas.

Aécio Neves afirmou que a parceria com o setor privado irá gerar avanços nas condições dos presídios nacionais, muitos deles em condições precária. O senador destacou ainda a nova prova de modernização na gestão estadual, parte de um processo iniciado em 2003.

“Mais uma vez Minas Gerais dá exemplos ao Brasil de eficiência, de planejamento e de ousadia – numa área essencial à sociedade brasileira, que é a manutenção da sua segurança. Esse processo se iniciou há alguns anos, quando eu ainda era governador do Estado. Muitos não acreditavam na possibilidade de o setor privado participar desse esforço, foram radicalmente contrários e estamos aqui dando uma importante contribuição para que o Brasil vire a página daquilo que o ministro da Justiça chamou de cadeias medievais, como regra hoje para as cadeias e penitenciárias públicas. Algo que pode, no futuro, atender a todo o país”, disse Aécio, que conheceu alas de atendimento médico e odontológico, salas de aula e biblioteca, além do pátio interno.

Assista ao vídeo da inauguração:


Antonio Anastasia: “Essa PPP é um símbolo robusto e vigoroso dessa nossa criatividade positiva”

A unidade inaugurada tem capacidade para 608 presos em regime fechado. O complexo terá cinco unidades, com 3.040 vagas

Avanços

Durante a gestão Aécio Neves, o número de vagas no sistema prisional de Minas passou de 5 mil para 26 mil, após a construção de 35 unidades. O número de viaturas das forças de segurança passou de 7 mil para 13 mil, enquanto o efetivo policial subiu de 49 mil para 60 mil. O Governo do Estado passou a adotar, ainda, a política de integração de todo o sistema de Defesa Social do Estado.

Inauguração da Unidade I do Complexo Prisional Público Privado (CPPP)

A unidade inaugurada tem capacidade para 608 presos em regime fechado.

No total, são cinco unidades, com 3.040 vagas

São 3 unidades de regime fechado e duas semi-abertas.

As unidades contam com salas de aula, galpões de trabalho, centro de atendimento de saúde e centro de convivência dos detentos com seus familiares.

Haverá a geração de 3,8 mil empregos diretos e indiretos após a operação plena do complexo.

Contrato de concessão de 27 anos para o consórcio Gestores Prisionais Associados (GPA), ganhador da licitação.

O Governo do Estado definiu 380 metas de desempenho que devem ser seguidas pelo Consórcio.

Além da segurança intramuros, elas envolvem formação profissional e educacional, assistência em saúde e jurídica, além de fornecimento de refeições e vestuário.


Fonte: Assessoria de Imprensa do senador Aécio Neves

Entrevista a Elena Kalis – Fotografia Subaquática


Informações muito interessantes trazidas pelo Fotografia DG. Uma entrevista com a fotógrafa Elena Kalis.



Elena Kalis nasceu em Moscow, Rússia e há 12 anos mora em uma ilha nas Bahamas com o marido e dois filhos. Trabalha com fotografia subaquática e faz trabalhos freelancer, além de se dedicar a outros trabalhos pessoais. Suas imagens foram publicadas em capas de revista, sites, CD’s e livros. Ela conta que ela começou a fazer composições com a fotografia digital como arte, mas logo se interessou em fotografia como meio para ajudar a si. “Então posso dizer que sou uma artista que virou fotógrafa”, diz Elena.

Suas fotos passam leveza e emoção ao telespectador. O mundo submerso revela vários segredos e a artista desvendou muitos deles. As cores claras são a chave para perceber que em suas fotografias, tudo é irreal e inovador. O seu projeto mais renomado é Alice in Waterland, onde ela se inspira em Alice no País das Maravilhas debaixo das águas cristalinas de Bahamas. Neste ensaio, ela conta com a ajuda de sua filha de 12 anos, onde interpreta Alice.

Para a fotógrafa, o trabalho da imagem subaquática exige muito dos dois lados. Tanto para o modelo, quanto para a equipe de produção. Segundo ela, as sessões são muito curtas. Seus modelos mergulham em águas rasas e por uns segundos, prendem a respiração enquanto é confortável para eles. Ela diz que não é fácil encontrar modelos que estão aptos para realizar esse trabalho. Em seu processo de criação, pré-planejamento, conceito e ideias podem levar um bom tempo para serem utilizadas. “Eu costumo planejar como o que eu quero alcançar, mas é sempre uma surpresa o que vai acontecer no fim do dia, a fotografia subaquática é imprevisível”, constata a russa.

O amor pelo Oceano

Porque ela teve a idéia de fotografar mulheres submersas? De acordo com Elena, o ambiente subaquático tem certo significado para a fotógrafa, que é fantasioso, lúcido e global. Para ela, é um mundo diferente. “Eu gosto de como as coisas e as pessoas se movimentam debaixo d’água, os movimentos são graciosos e difíceis de alcançar na terra”, ressalta. O oceano é sua maior inspiração, é vasto e multifacetado. “Eu nunca me canso de olhar para ele”, pondera.

Além de fotografia, Elena também trabalha com videografia e pretende fazer mais trabalhos com vídeos no futuro. Até agora, ela só fez um curta-metragem que será parte do Visioneca film festival in autumn. Ela também gostaria de produzir um livro em 2013. Quando se fala de edição de imagens, ela trabalha em algo mais simples, como correção de cor e combinação de imagens.

Ela usa em Canon 5D Mark II e uma lente Canon 24-28mm. A dica que ela dá para quem quer se aventurar na fotografia subaquática é procurar bons modelos. Além de procurar lugares rasos, ir atrás de bons produtores, e adquirir um equipamento de mergulho para todos que estiverem envolvidos no trabalho. 

“É tudo questão de experimentar e se divertir”, finaliza.

Para Elena, com a internet cada um pode atingir várias pessoas em certo período. “É especialmente relevante principalmente para mim que moro em uma ilha com população de com apenas centenas de pessoas.” Você pode encontrar ela no Facebook, Google +, em seu portfólio e em seu about.me.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Ausência de limites - Artigo do senador Aécio Neves para a Folha de S.Paulo

O PT, com Dilma, Lula etc. Cada vez menos disfarçados, colocam ao país suas tendências autoritárias, o que não me assusta, porque há muito tempo eu observo seus companheiros latinos, a coluna do senador Aécio Neves dessa semana explica bem isso dentro do último pronunciamento da presidente. Por isso resolvi replicar:



A redemocratização brasileira nos deixou um importante legado: a certeza de que a democracia é mais que um voto depositado nas urnas. Ela se baseia na garantia das liberdades e num rigoroso respeito às leis. Assim, não é possível fechar os olhos para o viés autoritário que ganha substância no governo petista.

A governança por medidas provisórias, a profunda subordinação do Congresso, a forma como foram promovidas as mudança de marcos regulatórios, a ausência de diálogo e as diversas tentativas de "regulamentar" a mídia são algumas das expressões dessa perigosa tendência.

Mas a fala da presidente da República e a lamentável utilização da rede nacional de rádio e TV para, entre outras coisas, desqualificar os brasileiros críticos ao seu governo é, certamente, a mais evidente delas. Não se sabe se incomodada pela pressão das articulações que gostariam de ver o ex-presidente Lula candidato ou com a simples motivação de tirar o foco dos fracassos acumulados, constatados pelo pífio resultado da economia, a presidente resolveu antecipar o debate eleitoral.

É nesta posição que ela se permitiu propagar aos brasileiros a visão maniqueísta de uma nação dividida ao meio, na qual os que amam o Brasil são otimistas e estão com o governo enquanto que os que não querem o bem do país, os "do contra", os pessimistas, estão na oposição.

Essa é uma postura que agride a diferentes gerações de democratas. É impossível não revisitar, com ironia, a gênese petista do "quanto pior melhor". Ou voltar no tempo para lembrar o nacionalismo canhestro dos governos militares que buscava confundir governo com nação, transformando a crítica em ato impatriótico e que agora ganha estranha atualidade.

O conteúdo do pronunciamento foi atípico e agressivo.

Na parte dedicada à energia, de forma desleal, o texto transformou os que apenas defenderam um outro caminho para a diminuição da conta de luz --no caso a redução de tributos federais-- em adversários da ideia. Para a construção do falso raciocínio, sonegou ao país até mesmo a informação de que empresas estaduais criticadas aderiram à proposta do governo nas áreas de transmissão e distribuição.

E, por ironia, são justamente os Estados governados pelo PSDB que, sem alarde, oferecem há muitos anos as maiores isenções de ICMS na conta de luz... O pronunciamento da presidente tem vários significados. Nenhum deles é bom para a democracia, patrimônio de todos brasileiros.

PS - É impossível encerrar a coluna sem expressar o meu mais profundo sentimento pela dor das famílias de Santa Maria, dor que é de todos nós brasileiros.

FOTÓGRAFOS ESTÃO ENTRE AS VÍTIMAS DA TRAGÉDIA DA BOATE KISS EM RS

Afinal, quem não se emocionou com o que aconteceu de sábado para domingo no RS? O
 blog Fotocolagem trouxe informações sobre fotógrafos que estavam no local e eu resolvi replicar a matéria.

(Foto: AFP)
O estúdio de fotografias TuaFoto, que fazia fotos da festa Agromerados, quando houve o incêndio na boate Kiss, informou que entregou todas as imagens à Delegacia da Polícia Civil, em Santa Maria. Os responsáveis pelo estúdio informaram que, por respeito às famílias das vítimas, não divulgarão as fotos feitas durante a festa.

Por meio de sua página na rede social Facebook, o estúdio informou que os seus fotógrafos que trabalhavam na festa e o DJ Lucas Perançoni estão passando bem. O fotógrafo e um dos sócios de outro estúdio fotográfico que fazia fotos da festa, o SiteZoom Net, morreram no incêndio, segundo informações de um dos diretores da empresa.

Sucessão de erros

Erros de gerenciamento da casa de shows foram a causa da tragédia de ontem, em Santa Maria, no interior gaúcho, segundo especialistas ouvidos pela Folha. De acordo com eles, a lição que fica é que é preciso cultivar uma cultura de prevenção a grandes incêndios no país.

O incêndio deixou ao menos 231 mortos (a maioria por asfixia) e 106 hospitalizados. A boate Kiss era uma das principais casas noturnas da cidade e era famosa por receber estudantes universitários. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Adelar Vargas, o fogo começou na espuma de isolamento acústico quando um dos integrantes da banda que se apresentava acendeu um sinalizador, que atingiu o teto.

O guitarrista da banda Gurizada Fandangueira, Rodrigo Lemos Martins, também disse à Folha que o fogo começou depois que o sinaleiro (chamado por ele de “sputinik”) ter sido aceso. Um segurança da casa e o vocalista da banda tentaram apagar o incêndio, afirma o guitarrista, porém o extintor não funcionou.

Para Valdir Pignatta e Silva, professor da Poli/USP e especialista em segurança contra incêndios, houve ali uma sucessão “absurda” de erros. Ele cita a falta de sinalização para a saída de emergência e o fato de haver apenas uma porta de acesso ao local. Também afirma que o teto da boate era feito de material inflamável.

O pesquisador da Coppe/UFRJ (Coordenação de Programas em Pós-Graduação em Engenharia) Moacir Duarte diz que as pessoas foram vítimas de uma “desorganização primária”.

“Um vistoria simples, de menos de duas horas, feita por um bombeiro, bastaria para vetar o local para a realização de shows”, disse. “Há uma cadeia enorme de responsabilidades.”

Além das falhas na estrutura, Duarte cita ainda o problema da falta de rádios para a equipe de segurança.

Sem saber o que acontecia, seguranças na porta da boate pensaram inicialmente que o tumulto havia sido causado por uma briga e barraram as pessoas para que elas não deixassem o local sem pagar a conta. Enquanto isso, outros funcionários tentavam combater as chamas em outro local.

Cultura

Pignatta e Silva, da Poli, afirma que as pessoas precisam criar um cultura de salvaguardar sua vida em situações como a encontrada ontem no Rio Grande do Sul.

“Infelizmente, o fato de existir uma casa com capacidade para mais de mil pessoas, em um ambiente totalmente fechado, não deu um alerta na cabeça de ninguém. Ainda mais com objetos pirotécnicos no palco”, afirma.

Segundo ele, em outros países do mundo, como na Inglaterra, as pessoas têm na memória incêndios que ocorreram no século 17. “Provavelmente, nem você nem eu teríamos nos preocupado com um incêndio, se tivéssemos naquela boate”, diz.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Aécio Neves 2014: novo ministério na estratégia de Dilma

Fonte: Queremos Aécio Neves Presidente

Aécio Neves: 2014
Aécio Neves 2014: Para tentar minar a candidatura do senador, PT pode pagar apoio eleitoral em MG até com criação de ministério.

Sentindo o fortalecimento do nome de Aécio Neves para 2014, a direção do PT e a presidente Dilma Rousseff, virtual candidata à reeleição, não pretendem abrir mão de nenhuma prerrogativa no intuito de evitar a debandada de apoios partidários para o ninho tucano. Mesmo que isso passe pela imoralidade da partidarização da máquina pública.

Em Minas Gerais, segundo colégio eleitoral do país e onde Aécio é reverenciado como um dos mais importantes representantes da escola da política mineira, o PT deve mover montanhas para conseguir manter os poucos partidos que ainda se encontram divididos – para 2014 – entre Aécio Neves e Dilma Rousseff.

É o caso do recém-criado PSD, que faz parte da base de apoio do governador Antonio Anastasia (PSDB), inclusive com dois secretários de Estado: Alexandre Silveira (Gestão Metropolitana) e Cássio Soares (Desenvolvimento Social).

O PT sabe que a base do PSD em Minas Gerais não abrirá mão de apoiar Aécio Neves em 2014. Essa é uma realidade de muitos outros partidos que no cenário nacional fazem parte da base de apoio do Governo Dilma, como o PSB, o PDT, o PP, o PTB, entre outros.

Em reportagem desta quinta-feira (24/01), o jornal Hoje em Dia mostra que já existe uma movimentação interna no PT e no governo federal para segurar o PSD na marra, mesmo que isso passe pela imoralidade da distribuição de cargos públicos. Cogita-se até (pasmem!) a criação do Ministério de Minas para ser entregue a um dirigente do partido em troca do apoio à reeleição de Dilma.


A utilização sem nenhum pudor de “armas” como cargos e recursos públicos para rifar apoio a Dilma Rousseff parece ser mais uma tática do PT para minar o nome de Aécio Neves em 2014.

Lomografia ajuda a pensar?

Uma nova técnica artística ou a manutenção de uma tradição



Antes de mais nada a grande questão. Lomografia é fotografia?

Pergunta que parece fácil de responder, mas não é.

Sob o aspecto técnico:

Sim, é fotografia porque se utiliza dos mesmos meios óticos e químicos que produzem a fotografia analógica.

Não é fotografia porque o conjunto de regras de composição dos lomógrafos segue para o lado oposto das

regras da fotografia.

Sob o aspecto artístico:

Sim, o resultado final é uma fotografia impressa seguindo os meios químicos tradicionais resultando em uma criação que em nada se aproxima de outro meio de produção artística a não ser a fotografia.

Não, o modismo da lomografia na verdade não criou nada que já não estivesse presente no mundo da fotografia, no entanto a lomografia trouxe para uma geração mais nova o conhecimento da fotografia analógica que consequentemente trará novos resultados artisticos.

Sob o aspecto histórico

Sim, a lomografia se utiliza de câmeras, filmes, produtos químicos e papéis fotográficos de acordo com a técnica fotográfica analógica. Ou seja, não traz novidades técnicas para o mundo da história fotográfica.

Não, a lomografia com seu conjunto de regras e câmeras específicas pode ser historicamente uma nova forma de produzir imagens. Da mesma forma pode-se discutir se o Calótipo (1835), o Daguerreótipo (1839), o colódio úmido (1851) e a placa seca (1871) sejam fotografias, uma vez que não têm como base de sua emulsão o celuloide e possuem técnicas distintas para a execução da fotografia e sua revelação.


Equipamentos e regras:


Toy câmeras – São geralmente de plástico, inclusive as lentes. Câmeras muito rústicas e que geram imagens bem saturadas e com cantos escurecidos e embaçados. Às vezes com cores distorcidas e quase sempre num estilo meio artístico.


Os lomógrafos convivem com um conjunto de dez regras básicas:


Leve a sua câmera para qualquer lugar que você for

Use a todo momento – dia e noite

A Lomografia não é uma interferência na sua vida, mas parte dela

Tente tirar fotos de todos os ângulos

Aproxime-se dos objetos do seu impulso Lomográfico o mais perto possível

Não Pense (William Firebrace)

Seja rápido

Você não precisa de visualização para saber o que ficou capturado no filme.

E nem depois

Não leve a sério nenhuma regra

Esta nova geração de lomógrafos também convive com o prazer de fazer as fotos e aguardar algum tempo pela revelação e ampliação, para aí sim ver o resultado obtido.

Alguns, mais avançados, revelam os seus próprios filmes P&B.

Isso tudo faz lembrar a minha infância quando saia com minha Kodak Instamatic 155 x capturando tudo o que via pela frente com sua lentes de plástico. Essa antiga câmera amadora ficava a dever para as câmeras lomográficas, pois não havia a possibilidade de sobrepor imagens e o filme era o 126 mm pocket ao invés do 135 ou 120 mm.

- A Lomo Fisheye Baby 110 utiliza o filme 110 que é ainda menor que o 126.


Passado, presente e futuro


Quanto à pergunta do título, a resposta é SIM a Lomografia ajuda a pensar. Além de trazer ao conhecimento de gerações mais jovens o filme e seus processos químicos, no mundo das artes faz com que críticos e curadores tenham ao seu dispor novas visões sob o trabalho realizado em uma antiga técnica.

Filmes ressurgem como uma nova cultura ou forma de arte na Lomografia. Polaroids também começam a retornar.

Diante de todos esses fatos pode-se inclusive perguntar:

Fotografia digital é fotografia?

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Senador Aécio: PT não faz reformas e impede desenvolvimento do país




O senador Aécio Neves percorreu vários estados brasileiros durante a campanha eleitoral de 2012 levando a mensagem de solidariedade aos companheiros do partido e mostrando o diferencial da gestão tucana: a eficiência administrativa, a transparência e a preocupação com os gastos públicos. O senador lamentou o descaso do governo do PT, há dez anos no poder, com a não realização das reformas estruturais que dificultaram o desenvolvimento do país.

“Percorri 21 estados nesta campanha levando uma palavra clara de solidariedade aos companheiros com temas como a boa qualidade da gestão publica, a descentralização da distribuição dos recursos. Precisamos refundar a Federação no Brasil. Estamos vivendo quase um estado unitário tamanha a concentração de receitas em poder da União que fragiliza estados e municípios. Não houve novidade nesses dez anos em que o PT  não fez as grandes reformas que o país necessita”, disse o senador Aécio Neves durante sua viagem a Vitória.

Postagem rápida

Hoje eu não tenho tempo para postar, então vou deixar uma dica de blog para usar de referência para fotografar comidas...



Lá você encontra fotografias dos mais diversos tipos de comida.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Fotografia: quanto cobrar?


No início, o mais difícil não só da fotografia, mas de várias profissões é saber quanto cobrar pelo seu serviço prestado, achei no Dicas de Fotografia uma matéria muito interessante sobre isso e resolvi replicar aqui:

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Estive fugindo dessa pergunta por muito tempo. É um assunto tão complexo, mas tão complexo, que qualquer coisa escrita sobre isso vira polêmica e às vezes complica mais do que ajuda.



Por isso resolvi contar um cálculo inicial para montar um orçamento de fotografia com base nos seus custos. Lembre-se: é um cálculo inicial. Não é verdade absoluta. O valor que você chegar usando este cálculo é simplesmente o mínimo que deve ser cobrado para você sobreviver. Com base neste valor você pode ir para o alto e além de acordo com outras regras do mercado.

Mas tome cuidado: cobrar menos do que seus custos não dá. Te prejudica e prejudica o mercado.
Para que serve esse cálculo?

Para chegar no valor do seu serviço. Ou seja: o valor que você vai cobrar para sair da sua cama quentinha e ir atender alguém.
Se você trabalha com fotos de uso pessoal (books, casamentos, etc) você vai somar o valor do serviço ao valor do produto. O valor que você vai passar pro cliente vai ser assim:
• Valor do serviço + Fotolivro + Poster (etc.)
Se você vende fotos tipo stock image ou para uso comercial (revistas, anúncios, etc) além do seu serviço é preciso cobrar a licença de uso da imagem. Aqui tem um gerador de valor de licença feito por um colega. Vai ficar assim:
• Valor do serviço + Licença de uso
Introdução

O maior erro dos fotógrafos iniciantes é achar que tudo que eles ganham é lucro. Isso é normal pois trabalhamos com serviços, e serviços não são palpáveis. Os custos de um serviço não são óbvios como os custos de um produto. Um iniciante pode cobrar mil reais em um casamento achando que está fazendo mil reais de lucro, mas infelizmente não é assim que funciona e é bem possível que ele esteja pagando para trabalhar.
Vamos começar os cálculos!

Para começar abra uma planilha e comece a anotar tudo que vou mostrar aqui. Se quiser pode usar a planilha que eu estou disponibilizando gratuitamente no final do post.
Vou explicando cada item usando como exemplo o fotógrafo Zequinha (meu fotógrafo imaginário) que mora na Terra do Nunca (minha cidade imaginária.) Como sabem todos esses valores vão mudar de acordo com o local do país aonde você mora e como é o seu padrão de vida.
Chegando ao seu “salário”

Primeiro vamos descobrir o valor que você precisa ganhar todo mês – sempre desconsiderando custos de insumos pagos pelo cliente (como álbuns e outros produtos.) Esse será o valor exclusivo do seu serviço de fotografar, não dos produtos agregados.
Custos básicos de vida (por mês):
Aluguel/condomínio/parcela do imóvel onde você mora: R$ 500
Água: R$ 30
Luz: R$ 50
Telefone e internet: R$ 150
Celular: R$ 100
Alimentação (mercado): R$ 500
Vestuário: R$ 100
Custo de “manutenção” de filhos ou/e animais de estimação: R$ 400
Despesas de carro: R$ 400 (considerando seguro, gasolina, estacionamento, manutenção e qualquer despesa de carro)
Se você não tem carro, considere as despesas de transporte (táxi, ônibus, metrô, helicóptero, submarino.)
Outros (vale tudo que é básico na sua vida: eu por exemplo não tenho plano de saúde, mas se você tiver adicione aqui, é importante, eu que sou boba)
Custos relacionados à trabalho:
Caso você tenha um escritório/estúdio fora da sua casa, considere aqui os mesmos custos básicos da sua casa: água, luz, telefone, etc. Mesmo trabalhando em casa você ainda vai ter os custos de materiais de escritório (tinta para impressora, papel sulfite, clipes, canetas, tudo), considere também. Se tem algo que você compra só de vez em quando, como um HD externo, divida seu valor total do ano nos 12 meses para descobrir quanto fica.
Custo de manutenção do escritório/estúdio: R$ 80 (o Zequinha trabalha em casa.)
Taxas de contador/impostos (aquela parte que o governo rouba da gente): R$ 150
Custos de equipamentos (depreciação):
Gente, acreditem em mim: esse custo de equipamento não é investimento ou lazer (que você vai ver mais embaixo). Comprar uma câmera ou um novo computador faz parte do seu trabalho, não do seu lazer. Então nada de colocar “quero a câmera top de linha” nos seus custos de lazer, hein?
O equipamento a gente não conta pelo seu valor em si, e sim pelo seu valor de depreciação. Ou seja: cada dia que você usa seu computador ele vai ficando mais velho, menos adequado e mais lento de acordo com o resto do mundo. Não dá para usar um computador velho e caquético a vida inteira, pois esses equipamentos têm uma vida útil. Eles já são fabricados com essa vida útil pelas empresas do mau que só querem nosso dinheiro =P
A depreciação funciona assim:
A cada x anos você precisa obrigatoriamente trocar de corpo de câmera (o tempo de vida varia para cada uma.) Digamos que você usa uma câmera da linha semi-profissional da Canon (o preço não tem nada de “semi”.) O Zequinha, por exemplo, comprou a 7D, que custou R$ 4.000. Daqui 4 anos ela vai ser uma câmera velhaca e seu obturador já vai estar pra lá de Bagdá. Infelizmente eles já fabricam a bichinha pensando nisso. Então daqui 4 anos o Zequinha vai precisar comprar outra e a top de linha da vez vai custar mais ou menos isso também. Então em 4 anos ela vai depreciar R$ 84 a cada mês. Imagine R$ 84 indo pelo ralo… é isso.
Esse dinheiro deve ser considerado mensalmente, para que não seja preciso tirar do lazer ou dos custos básicos de vida lá na frente, quando for preciso atualizar o equipamento de novo. Infelizmente, ao contrário do que acontecia antigamente, não dá para trabalhar a vida inteira com o mesmo corpo. O digital tem esse custo chato. O Zequinha pode decidir comprar uma câmera nova em menos tempo, mas a 7D ainda vai valer algo e ele vai poder vendê-la para compensar o valor que falta da depreciação.
Se você não é consumista dá para usar a câmera até ela não valer nada mesmo! ;-)
Tá, então consideremos os valores de depreciação por mês de todos os seus equipamentos (lembrando que lente não deprecia, hein!) – a fórmula, de novo, é: valor do equipamento novo/tempo que ele “dura”
Câmera(s) adequada(s) para o seu trabalho: R$ 84 (se você trabalha com dois corpos, considere os dois, óbvio ¬¬)
Todas as picuinhas que “aparecem” junto com uma câmera nova – baterias, cartões maiores e mais rápidos, grip, etc: R$ 20
Computador: R$ 84 (considerando o iMac mais baratinho hoje, de R$ 4000, também trocado a cada 4 anos)
Lightroom: R$ 25 (considerando que você vai atualizar a cada 2 anos – R$ 600 no total – tem desconto de atualização, mas aqui é só um exemplo)
Se você guardar na poupança o valor vai render e no final dá pra comprar mais coisinhas. ;)
E claro, outro custo de equipamento que não podemos esquecer: o seguro. Temos que pagar impostos para o governo nos dar segurança e pagar o seguro para empresas particulares nos dar a verdadeira segurança:
Seguro do equipamento: R$ 33 (vamos considerar todos os corpos, lentes e flashes do Zequinha, esse valor pode variar muito – R$ 400 por ano)
Pessoalmente não tenho seguro pra tudo. Só pra corpo, lentes e computadores, que são os mais caros e que mais uso.
O Zequinha “perde” R$ 246 por mês em seguro e depreciação de equipamentos. Viu só como fica pouco de forma diluída no tempo de uso? Mais fácil guardar 250 pila por mês do que desembolsar mais de 8 mil de uma vez só.
Uma pausa aqui. Veja quanto deu o valor de tudo acima. No caso do Zequinha deu R$ 2.706. Isso quer dizer que se em um certo mês o Zequinha ganhar R$ 2.706 ele na realidade não ganhou NADA. Só cobriu seus custos. O objetivo, pra ser uma pessoa feliz, é ganhar mais que isso, ou o Zequinha estará sobrevivendo – não vivendo. ;) Se ele ganhar menos que isso estará pagando para trabalhar e eventualmente vai falir.
Custos “supérfluos” (mas necessários para você ser feliz) de vida (por mês):
Diversão (cinema, bar, o que você usar para se divertir): R$ 200
Alimentação (comer em restaurantes): R$ 200
Limpeza/Manutenção (auxiliar de limpeza da sua casa e escritório, caso não seja feito por você): R$ 200
Viagens: R$ 400 (considerando uma viagem de 4800 por ano ou várias de menor valor, esse valor pode ser separado por mês em uma poupança.)
Mais uma pausa: coloquei supérfluos entre aspas porque esses itens não são supérfluos. São itens básicos para sua vida ser feliz e sendo feliz você pode oferecer um serviço de qualidade para o seu cliente. É claro que o cliente tem que pagar suas viagens, seu lazer e seus hobbies, e não tem nada de errado nisso. Se ele não pagar, quem vai? ;) Só que é aí que temos que ser realistas e ter bom senso: se o Zequinha acabou de começar a fotografar ele não pode querer já no primeiro ano ir viajar pras ilhas gregas em um cruzeiro chique, né gente? Mas também não dá para deixar de sair, se divertir, viver, mesmo no começo da carreira, ou você fica louco. Então uma dica para você começar: se você acabou de sair da casa dos seus pais ou de outro emprego tente lembrar quanto costumou gastar com essa parte de lazer. A partir daí, conforme você ganha experiência e vira um fotógrafo melhor, pode buscar novas possibilidades e mais grana pra parte de “ser feliz.”
Ps.: é importante notar que um profissional mais experiente não é necessariamente um profissional melhor. Então além de trabalhar que nem um camelo lembre-se de sempre tentar inovar e oferecer serviços cada dia melhores. Tendo sempre um diferencial você poderá cobrar mais! O próprio diferencial também tem valor, e muitas coisas consideradas de “luxo” poderão ser suas com muito direito se o seu trabalho for único e pessoas estiverem dispostas a pagar por ele.
Bom, o Zequinha gasta por mês R$ 1.000 pelo seu lazer. Caso o negócio aperte, o mundo entre em crise ou algo assim ele pode ganhar um pouco menos que isso e ainda consegue viver bem, talvez trocando a viagem internacional por algo mais modesto ;)
Custos de investimento:
Agora vamos ao investimento. Esse valor você vai guardar todo mês com um certo objetivo: comprar um carro, comprar uma casa, um iate, ou até um celular novo… enfim, seu objetivo a longo prazo é “realmente” supérfluo – embora no fundo eu não ache que isso seja supérfluo também rs…
O Zequinha, por exemplo, quer comprar um novo carro daqui 4 anos, e como ele é esperto vai guardar o dinheiro para comprar à vista com desconto e não vai pagar juros. Um carro popular (que com esse preço não tem nada de popular) custa R$ 25.000.
Quanto ele precisa guardar por mês, por 4 anos, para conseguir o carrinho: R$ 520
Claro, se ele guardar na poupança o valor vai render e vai dar pra sair da concessionária com ar e trio elétrico ;) (ok, estou fugindo um pouco do assunto)
Ps.: se você usa o seu carro mais para trabalhar do que para o lazer dá para incluir ele lá nos custos de depreciação de equipamentos, afinal carros também têm “validade” de fábrica. Mas dependendo da sua área carro é mais luxo do que necessidade.
Calma, tá quase acabando! :) Agora some todos esses custos. Vamos ao total do Zequinha:
Despesas de vida e trabalho (R$ 2.460) + Depreciação de equipamento (R$ 250) + Custos de uma vida feliz (R$ 1000) + Investimento para o futuro (R$ 520)
Ta-dá! Ele precisa ganhar, no total, R$ 4.230 por mês. Mas esse valor engana: lembre-se que quando você é empregado você só precisa arcar com a parte “Custos de Vida, Vida Feliz e Futuro”. Os custos de trabalho e de equipamento seu chefe paga para você. Mas sendo um fotógrafo autônomo você vai precisar ganhar R$ 4.230 para ter, na realidade, R$ 1.520 no final do mês.
Outros custos/investimentos a se considerar na sua planilha:
INSS (para quando o Zequinha for se aposentar)
Férias (quando ele for pras ilhas gregas não vai estar fotografando, então esse valor tem que ser adicionado nos planos
Estudo (cursos, workshops, palestras)
Indico adicionar esses e outros itens que você achar relevante na sua tabela pessoal.
Ok. Depois de fazer os cálculos de acordo com a sua realidade, hora de saber quanto cobrar por trabalho.
Valor de hora de serviço

Com o valor total em mãos vamos descobrir quanto você precisa cobrar pra ganhar isso. Nessa parte você precisa ser bem realista, hein?
O Zequinha trabalha com casamentos. Então ele não pode considerar o trabalho de segunda a sexta das 9h às 18h, porque ninguém casa nesse horário. Ele vai considerar o seguinte:
Horas de trabalho em um sábado de casamento (padrão): 12h. Horas de trabalho durante a semana: 5h (4 dias por semana, porque ninguém é de ferro). Total de horas trabalhadas em um mês: 68h.
Lembra daquele custo por mês que somamos lá em cima? O Zequinha “custa” R$ 4.230. Pegue esse valor e divida pela quantidade de horas que você irá trabalhar e irá descobrir quanto custa cada hora. No caso do Zequinha, R$ 4.230 / 68h = R$ 62/h.
Pausa aqui também. Gente: tem que ser realista. Não adianta colocar que você trabalha 200h por mês, se você não tem essa quantidade de “selviçu”! Mesmo que você passe 10 horas por dia respondendo orçamentos não preciso nem dizer que essas horas não são remuneradas! O Zequinha trabalha 5h por dia nos casamentos/ensaios/etc que fotografa, horas dedicadas aos clientes que estão pagando. Mas ele fica mais umas 2h respondendo emails e atendendo clientes em potencial, fazendo firula nas redes sociais para divulgar o trabalho, entre outras coisas. Se você tiver mais trabalho, ótimo. Considere trabalhar mais horas do que você planejou ou considere diminuir a quantidade de horas por mês, aumentando o valor de cada hora.
A escolha entre trabalhar mais para ganhar mais ou diminuir a quantidade de horas e consequentemente aumentar o preço de serviço, trabalhando menos, vai depender da sua filosofia de vida.
Agora vamos ao orçamento final!

O Zequinha quer montar um orçamento de casamento. Então ele monta um pacote básico mais ou menos assim:
Encontro com os noivos antes do casamento para conversar e discutir detalhes: 2h.
Trabalho do casamento, no dia: 12h (desde a preparação do equipamento, ao making of, até quase o fim da festa.)
Chegar em casa e fazer backup, separar as fotos ruins, editar para colocar no blog: 4h
Enviar provas/conversar com o cliente sobre fotos a mais/dar suporte/explicar tudo de novo: 1h
Editar fotos escolhidas do pacote (digamos que 100 fotos) e montar álbum: 7h
Impressão, Montagem de álbum, tudo relacionado à álbuns: até 3h
Montar slideshow, postar fotos no orkut, postar slideshow no vimeo, enviar email avisando que fez tudo isso: 1h
Ok. Para cada casamento o Zequinha dedica 30 horas.
Isso quer dizer que, só para ele ir lá fotografar o casamento, ele precisa cobrar 30h x R$ 62 = R$ 1860. Esse é o valor do trabalho dele.
Adicione nesse orçamento (daí você escolhe se coloca tudo junto ou separado para seu cliente) os outros custos, de insumos por exemplo, que não são custos seus:
Cachê do assistente
Álbum com acabamento X ou Y
Fotos adicionais (conforme o valor para finalizá-las por hora + valor de impressão)
Poster
E por aí vai…
Se o cliente quiser fazer um ensaio tipo “trash the dress”, você considera umas 4h de sessão + 4h de edição de fotos e postação no blog, dá R$ 496 pelo ensaio (sem álbuns e outros insumos, é só o valor do seu trabalho de ir lá fotografar.) Se o cliente quiser um ensaio de noivado, a mesma coisa.
Viu como é simples? :P
Essa é a única forma de calcular meu preço?

Não! Esse é um dos métodos. Você pode usar outros métodos totalmente diferentes, como pegar o seu custo total e dividir por 4 casamentos por mês ou pesquisar o valor cobrado por outros fotógrafos do seu ramo e considerar cobrar mais ou menos de acordo com a realidade do mercado na sua região. Você pode misturar vários desses métodos um ao outro. Se você for super mega famoso é claro que você vai cobrar mil vezes mais do que “precisa”, pois vai ter gente disposta a pagar isso. Mas eu acredito que esse método é o mais equilibrado. Digamos que se todo mundo fizesse assim, teria trabalho pra todos, o cliente pagaria um valor justo, e todo mundo ficaria feliz =)
Planilha

Seja qual for o método que você escolheu, lembre-se que fazer a planilha dos seus custos é bem importante. Se você não souber quanto precisa ganhar para “sobreviver” você pode estar pagando para trabalhar. E isso não é bom para você nem para os seus concorrentes.
E é claro que eu sou uma pessoa super querida e por isso já fiz uma planilha prontinha. É só você adicionar os valores! :)
A planilha foi feita em software livre e funciona lindamente no Google Docs (é só fazer o upload no docs.google.com) – mas testei e é possível também abrir no Excel tanto em Mac quanto em Windows. Caso apareça algum erro é só ignorar e ver se os cálculos estão funcionando. Se estiver, vai em frente e seja feliz! rs…