quinta-feira, 16 de maio de 2013

Choque de Gestão de Aécio Neves: Ensino sem desigualdade social

Estudo mostra que metade das escolas públicas que ofertam ensino de qualidade é de Minas Gerais 


aecio-neves-choque-gestao-presidente-2014
Aécio Neves se destacou no Governo de MG através do Choque de Gestão

Em 2013, Aécio Neves implantou o Choque de Gestão em Minas Gerais. A premissa básica desse modelo inovador de administração pública era a quebra das desigualdades regionais e sociais. A tarefa era difícil para Aécio Neves! Afinal, Minas Gerais abrigava, ao mesmo tempo, regiões com padrões de desenvolvimento acima da média nacional e outras com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. 

O desafio de Aécio Neves na Educação em MG 


A desigualdade social era um grande entrave. A condição econômica das famílias influenciava diretamente no desempenho dos alunos. Inclusive, gerando um alto índice de evasão escolar. O desafio do Governo de Minas era elevar rapidamente o nível de aprendizado dos alunos nas regiões mais vulneráveis socialmente. O objetivo de Aecio Neves era que o crescimento da qualidade da educação do Estado fosse uniforme. 

Aécio Neves consegue atingir a meta de “Excelência com Equidade" 


Recentemente, um estudo da Fundação Lemann, ONG que luta pela educação brasileira, mostrou que o Choque de Gestão conseguiu cumprir a meta de ampliar a qualidade da educação em Minas Gerais sem desigualdade social. 

Denominado “Excelência com Equidade", o levantamento foi feito com base nos resultados da Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação (MEC). O estudo avaliou resultados de escolas que atendem a alunos em condições socioeconômicas adversas (baixa escolaridade dos pais e baixa renda). 

O resultado mostrou que Minas Gerais concentra a maior parte das escolas brasileiras que conseguem ofertar ensino de qualidade, dentre aquelas que atendem a este tipo de aluno. Das 215 escolas avaliadas, todas são públicas e 109 delas (50,7% do total) estão localizadas em Minas Gerais. De acordo com a pesquisa, estas instituições contribuem para que os alunos de suas regiões atinjam patamares satisfatórios de desempenho educacional. 

Aécio Neves coloca Minas Gerais em destaque 


O levantamento da Fundação Lemann, de certa forma, confirma a posição de destaque de Minas Gerais na Educação em relação ao demais estados, conforme já foi amplamente divulgado em outras avaliações. 

As escolas públicas de Minas ocupam, por exemplo, o primeiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, nas últimas seis edições da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, os alunos de Minas foram os campeões. A pesquisa confirma assim o cumprimento da meta de levar educação de qualidade, sem desigualdade social e econômica, prevista no Choque de Gestão de Aécio Neves.

Leia também:

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Técnicas não destrutivas na manipulação de fotografia digital


Com a proliferação das câmaras fotográficas digitais, o mundo da fotografia digital sofreu uma evolução fantástica e, com essa evolução tecnológica, surgiram no mercado alguns editores de imagem que lhe permitem manipular as suas fotografias de forma não destrutiva (o termo significa, muito latamente, que a edição da fotografia não é efectuada directamente na fotografia em si).


Este artigo aborda algumas técnicas simples mas eficazes no tratamento de imagem digital com o software Adobe Photoshop na sua versão CS4.
Smart Objects


O que são Smart Objects?
São layers especiais que permitem:

Transformações Não Destrutivas: Na imagem original, ou seja, pode escalar, rodar, reduzir, etc. um número ilimitado de vezes sem perder a qualidade da imagem original.

Aplicar Filtros de forma Não Destrutiva: Quando aplicados a Smart Objects em vez de aplicados na fotografia original, poderá editá-los em qualquer altura sem perca da qualidade da fotografia original.

Sincronização / Ligação: Se duplicar um Smart Object ao actualizar o conteúdo de um, ambos serão actualizados. Esta operação torna-se útil quando necessita de mais do que uma cópia do mesmo layer, mas precisa de todos actualizados.


DICA: Para converter layers em Smart Objects clique com o botão direito do rato na layer e seleccione a opção Convert to Smart Object.
Adjustment Layers

Existem duas formas de editar a sua imagem:

Directamente, através do menu Image – Adjustments e seleccionando uma das opções disponíveis.

Indirectamente, através de Adjustment Layers que são layers especiais que permitem aplicar uma vasta gama de efeitos e ajustes numa imagem sem correr o risco de a alterar irremediavelmente.


Assim sendo, se optar por editar a sua fotografia original através do menu Image – Adjustments, ou através dos comandos automáticos presentes no menu Image, a única forma de conseguir anular um efeito aplicado, é através da janela History ou através do menu Edit – Step Backward. Porém, existe um limite na anulação de acções pelo que deve sempre duplicar a imagem original para não correr o risco de perder horas preciosas de trabalho de edição. Para duplicar a sua imagem clique no menu Image – Duplicate.

Uma forma simples e eficaz de evitar esta desagradável situação, é optar pelas Adjustment Layers. Esta alternativa não destrutiva sobrepõe-se à fotografia original.

As principais vantagens das Adjustment Layers são:

Edição não destrutiva Experimente configurações diferentes e reedite a Adjustment layer em qualquer altura do processo de edição. Também é possível reduzir o efeito diminuindo a opacidade da Adjustment layer.

Edição selectiva Experimente pintar a máscara da Adjustment layer para aplicar um ajuste numa parte específica da imagem. Posteriormente, reeditando a máscara da Adjustment layer, você poderá definir quais as partes que serão ajustadas. É possível variar o ajuste pintando a máscara com diferentes tons de cinza.

Capacidade de aplicar ajuste a várias imagens Se tiver espirito criativo, poderá ainda, agrupar várias Adjustment layers e activar ou desactivar a sua visualização em qualquer altura (através do ícone em forma de olho).

DICA: As áreas cinzentas da máscara ocultam parcialmente o conteúdo da layer. Quanto mais escuro for o cinzento, menos intenso será o efeito. Para ver como fica a imagem com e sem máscara mantenha premida a tecla Shift e clique na miniatura da máscara para a desactivar momentaneamente; ou repita o procedimento para a reactivar. Se pressionar a tecla Alt e clicar na miniatura da máscara, pode ver a própria máscara em vez da imagem na janela principal, o que se torna útil para trabalhar detalhes e máscaras parcialmente cinzentas.

DICA: Na utilização de máscaras utilize as ferramentas Density, Feather e Refine para criar transições perfeitas entre as layers.
Caracteristicas Principais das Adjustment Layers
Camadas de Preenchimento

Solid Color preenche toda a layer ou uma área específica com uma cor.

DICA: Consoante a cor seleccionada, você pode criar efeitos de cor surpreendentes como o sépia. Experimente seleccionar uma cor amarelo-dourado e clique ok. No modo de mistura de camadas seleccione a opção Overlay e defina a opacidade para 50%.

Gradient Color semelhante à Solid Color, preenche toda a camada ou uma área seleccionada com um degradê de cores.

Pattern preeenche toda a layer ou uma área seleccionada com um padrão.
Camadas de Ajuste

Brightness/Contrast permite ajustar o brilho e o contraste de uma imagem.

Levels permite o ajuste dos níveis da exposição de uma imagem.

Curves permite o ajuste tonal da imagem.

DICA: Experimente utilizar a ferramenta de ajuste On-Image (clique no pequeno ícone de uma mão e uma seta, localizado no canto superior esquerdo da janela). Esta ferramenta permite-lhe clicar na imagem e percorrê-la com o cursor para ver instantaneamente em que locais da curva estão localizados os tons. Se arrastar o rato para cima ou para baixo, irá clarear ou escurecer esses tons Pode definir até 14 pontos de controlo. No entanto, 2 ou 3 pontos serão suficientes.

Exposure permite efectuar a correcção geral da exposição.

Hue/Saturation permite alterar a saturação ou a intensidade das cores, torná-las mais claras ou mais escuras ou mudar ligeiramente as matizes. Uma alternativa viável é o novo ponteiro Vibrance (presente na versão CS4) que aplica ajustes não lineares. Desta forma, os pixéis menos saturados são mais intensificados do que os mais vívidos e vice-versa quando efectua um ajuste na saturação. Isto permite reforçar ou atenuar cores com menos risco de perda de informação ou posterização (experimente estas definições em retractos, para manter a naturalidade dos tons de pele).

Color Balance permite ajustar os tons das cores numa imagem (a imagem sofre variações na cor, consoante a definição de WB definida na sua camera fotográfica).

Black & White permite a conversão monocromática não destrutiva através da mistura de canais.

Photo Filter permite a aplicação de vários filtros de cor numa imagem.

Channel Mixer permite a conversão monocromática não destrutiva, tirando o máximo partido da gama tonal, misturando a informação dos vários canais

Color Lookup introduzido na versão CS6, apresenta diversas pré-configurações de cores para a imagem.

Invert permite a inversão dos canais de cor na imagem.

Posterize permite definir a quantidade de níveis tonais para cada canal. Assim, quanto menos níveis, menor a variação de tons numa cor.

Threshold permite transformar uma imagem em desenho (imagem sem cor e com alto contraste) ao transformar todos os pixéis de valor acima (mais claros) do determinado em branco, e todos abaixo em preto.

Gradient Map aplica um degradê visível sobre o conteúdo das camadas inferiores de acordo com os tons mais claros ou escuros.

Selective Color permite ajustar a quantidade de cores CMYK numa imagem.
Clone & Healing

Trata-se de uma área sensível. Saber quando clonar (Clone) ou retocar (Healing) uma imagem é fundamental. Apesar de ambos os métodos funcionarem com base em amostras de pixéis de outras áreas da imagem, a opção Healing mistura os pixéis da amostra com os da área retocada, provocando uma suavização e perda de detalhe, enquanto que a opção Clone Stamp substitui os pixéis , preservando os detalhes da imagem.
Consoante o tipo de fotografia que quer editar, a utilização da ferramenta Spot Healing Brush, torna-se a escolha certa para remover pontos de pó e imperfeições de áreas de cor e tom uniformes como por exemplo imagens do céu azul, ou paredes de cor uniforme. No entanto, se optar por aplicar alguns cliques localizados em vez de pintar a imagem com o pincel, conseguirá preservar melhor os tons e os detalhes.

DICA: Experimente também alterar os modos de mistura dos pincéis – defina o Clone Stamp para o modo Lighten e só os pixéis mais escuros do que os da área reposta serão repostos. O modo Darken tem o efeito inverso.
Dodge & Burn

Estas duas ferramentas são fundamentais para ajustes de contraste localizados numa imagem.

DICA: Não se esqueça de duplicar a layer, clicando na layer a editar para a seleccionar, e de seguida, clicar nas teclas CTRL+J para a duplicar, pois estas duas ferramentas são destrutivas.

Comece por definir a opção Exposure para um máximo de 5%. Desta forma evita perda de qualidade da imagem que está a ser editada. Lembre-se que os efeitos destas duas ferramentas são acumulativos, por isso, não trabalhe repetidamente numa mesma área da imagem.
Para obter os melhores resultados, deve evitar afectar os meios-tons (Midtones). Assim sendo, defina a ferramenta Dodge com Range para Highlight para apenas as altas luzes serem clareadas e a ferramenta Burn com Range para Shadows, de modo a escurecer os tons mais escuros.

DICA: Como alternativa, poderá usar esta ferramenta definida para o modo Soft Light e com a opacidade de 10%. Pinte, de seguida, a área com um pincel largo e macio usando um cinzento mais claro do que 50% para clarear com a ferramenta Dodge; ou um cinzento mais escuro do que 50% para escurecer com a ferramenta Burn.- See more at: http://www.fotografia-dg.com/tecnicas-nao-destrutivas-na-manipulacao-de-fotografia-digital/#sthash.OMLVzghd.dpuf

O desafio de Aécio Neves para 2014

A praticamente um ano das eleições, é importante que tenhamos consciência do que está acontecendo nos bastidores pela presidência em 2014. Eis o lado da oposição, liderada por Aécio Neves, e o seu desafio:

Aecio Neves presidente do PSDB
Senador Aécio Neves: o próximo presidente do PSDB

A presidência do partido 

O senador Aécio Neves se tornará, neste fim de semana, o presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O primeiro passo de Aécio rumo às eleições presidenciais de 2014. Outro fator importante para as próximas eleições será a integração do PSDB, que outros nomes do partido tentaram antes, mas sem a mesma eficácia que Aécio Neves vem obtendo agora. 

Aloysio Nunes

O senador Aloysio Nunes (SP), um dos grandes parceiros de José Serra dentro do PSDB, foi apoiado e levado por Aécio Neves para assumir a liderança do partido no senado. Ele está cotado para assumir algum alto cargo administrativo dentro da executiva nacional do PSDB, o que fortaleceria não só candidatura do senador Aécio Neves, como demonstraria uma boa relação com José Serra para 2014. 

Carlos Sampaio

A liderança do PSDB na câmara, Carlos Sampaio (SP), deu indícios de que Bruno Araújo (PE), que tem uma relação muito próxima com o senador Aécio Neves, será o indicado da bancada para assumir a secretaria geral do partido. Além disso, Bruno Araújo também possui afinidades com o ex governador José Serra. 

José Serra

A expectativa no partido é que a convenção do partido sirva para reaproximar Serra e Aécio, objetivando formar palanques efetivos para 2014. A união do senador e do ex governador de São Paulo tem tudo para se consolidar e fortalecer o PSDB para a corrida presidencial em 2014



Para Aécio Neves, o PSDB já possui os artigos mais cobiçados para as eleições: bancada e tempo de TV.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Louis Compte registrou a primeira fotografia brasileira

Artigo interessantíssimo do Fós Grafê sobre o primeiro registro de fotografia no Brasil, replicando: 

Enquanto os brasileiros realizavam o registro de imagens por meio de litogravuras, pinturas e aquarelas, a invenção da fotografia era anunciada na França, graças aos conhecimentos de Louis Jacques Mandé Daguerre, que, posteriormente, trabalharia em parceria com Joseph Nicéphore Niépce para aprimorar seu equipamento.
Daguerreótipo (1839)

Em 19 de agosto de 1839, o Jornal do Commercio trouxe à Corte e aos brasileiros a notícia de que havia um novo instrumento, chamado daguerreótipo, fazendo maravilhas fotográficas pelo mundo. Poucos meses depois, em 16 de janeiro de 1840, o mesmo jornal deu a feliz notícia de que o primeiro daguerreótipo havia demonstrado sua “mágica” no Brasil, pelas mãos de Louis Compte:

Finalmente passou o daguerreótipo para cá os mares e a fotografia que até agora só era conhecida no Rio de Janeiro por teoria (…) Hoje de manhã teve lugar na hospedaria Pharoux um ensaio fotográfico tanto mais interessante, quanto é a primeira vez que a nova maravilha se apresenta aos olhos dos brasileiros (…) é preciso ver a coisa com seus próprios olhos para se fazer idéia da rapidez e do resultado da operação. Em menos de nove minutos o chafariz do Largo do Paço, a praça do Peixe, o mosteiro de São Bento (…) se acharam reproduzidos com tal fidelidade, precisão e minuciosidade, que bem se via que a coisa tinha sido feita pela própria natureza, e quase sem a intervenção do artista”.

Louis Compte, capelão de um navio-escola francês, aportou no Rio de Janeiro apenas de passagem, mas deixou o povo brasileiro (especilamente o imperador D. Pedro II) encantado com o resultado de suas três demonstrações. Uma das imagens registradas é essa logo abaixo, feita no Paço da Cidade no Rio de Janeiro. Gostei muito da foto e me diverti bastante imaginado o burburinho que a novidade gerou em nossas terras tropicais.
Paço da Cidade - Rio de Janeiro (1840) 
D. Pedro II ficou tão arrebatado com o que viu que não aguentou esperar. Dois meses depois da demonstração de Compte, em março de 1840, adquiriu seu primeiro daguerreótipo, tornando-se o maior divulgador da arte no país e o primeiro fotógrafo brasileiro, com apenas 15 anos de idade.

Em um país iletrado, as potencialidades da fotografia foram rapidamente percebidas e utilizadas. Na mesma época da invenção do telégrafo, do telefone e do motor a explosão, que fazia a rapidez tornar-se sinônimo de progresso e qualidade, o daguerreótipo foi recebido de braços abertos e se espalhou com agilidade entre aqueles que podiam pagar por ele.

Aécio Neves: "inflação é tolerância zero"

O senador Aécio Neves (PSDB) voltou a falar do que mais incomoda os brasileiros atualmente: o descontrole inflacionário pelo governo brasileiro, especialmente sob os alimentos.

Declarações do senador

Aécio criticou o governo Dilma (PT) "...falhas no gerenciamento de obras, na melhoria da qualidade da educação e na tragédia que é a saúde pública."

Falou principalmente da inflação: "Quando faço esse alerta, eu torço para que o governo compreenda que, como fizemos no passado, precisa que se faça hoje. Em relação à inflação é tolerância zero, não dá para ser flexível nem leniente."

Parcerias

Juntamente com o governador mineiro Antônio Anastasia e outros políticos mineiros, o presidenciável Aécio Neves participou de um jantar na casa do deputado federal Marcos Montes (PSD).

Quando questionado, Aécio ainda falou que não estava ali para fazer alianças políticas e disparou contra a antecipação do debate eleitoral: "Isso lamentavelmente faz com que todas as declarações se transformem em componentes do debate eleitoral."

Canon lançou oficialmente o CPS no Brasil

Fotografia DG sempre traz informações muito úteis e precisas a nós fotógrafos, portanto resolvi replicá-los:



Na última terça-feira, dia 30/04, a Canon lançou no Brasil seu Canon Professional Services (CPS), serviço criado para dar suporte aos profissionais Canon.

Membros CPS beneficiam-se de reparos prioritários, helpdesk dedicado, suporte técnico, ofertas exclusivas e muito mais. A partir do dia 1º de julho, fotógrafos profissionais poderão associar-se ao CPS no Brasil.

Preços: Taxa anual R$ 399,00 para Rubi, R$ 799,00 para Safira e R$ 1.799,00 para Diamante