quinta-feira, 16 de maio de 2013

Choque de Gestão de Aécio Neves: Ensino sem desigualdade social

Estudo mostra que metade das escolas públicas que ofertam ensino de qualidade é de Minas Gerais 


aecio-neves-choque-gestao-presidente-2014
Aécio Neves se destacou no Governo de MG através do Choque de Gestão

Em 2013, Aécio Neves implantou o Choque de Gestão em Minas Gerais. A premissa básica desse modelo inovador de administração pública era a quebra das desigualdades regionais e sociais. A tarefa era difícil para Aécio Neves! Afinal, Minas Gerais abrigava, ao mesmo tempo, regiões com padrões de desenvolvimento acima da média nacional e outras com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. 

O desafio de Aécio Neves na Educação em MG 


A desigualdade social era um grande entrave. A condição econômica das famílias influenciava diretamente no desempenho dos alunos. Inclusive, gerando um alto índice de evasão escolar. O desafio do Governo de Minas era elevar rapidamente o nível de aprendizado dos alunos nas regiões mais vulneráveis socialmente. O objetivo de Aecio Neves era que o crescimento da qualidade da educação do Estado fosse uniforme. 

Aécio Neves consegue atingir a meta de “Excelência com Equidade" 


Recentemente, um estudo da Fundação Lemann, ONG que luta pela educação brasileira, mostrou que o Choque de Gestão conseguiu cumprir a meta de ampliar a qualidade da educação em Minas Gerais sem desigualdade social. 

Denominado “Excelência com Equidade", o levantamento foi feito com base nos resultados da Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação (MEC). O estudo avaliou resultados de escolas que atendem a alunos em condições socioeconômicas adversas (baixa escolaridade dos pais e baixa renda). 

O resultado mostrou que Minas Gerais concentra a maior parte das escolas brasileiras que conseguem ofertar ensino de qualidade, dentre aquelas que atendem a este tipo de aluno. Das 215 escolas avaliadas, todas são públicas e 109 delas (50,7% do total) estão localizadas em Minas Gerais. De acordo com a pesquisa, estas instituições contribuem para que os alunos de suas regiões atinjam patamares satisfatórios de desempenho educacional. 

Aécio Neves coloca Minas Gerais em destaque 


O levantamento da Fundação Lemann, de certa forma, confirma a posição de destaque de Minas Gerais na Educação em relação ao demais estados, conforme já foi amplamente divulgado em outras avaliações. 

As escolas públicas de Minas ocupam, por exemplo, o primeiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, nas últimas seis edições da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, os alunos de Minas foram os campeões. A pesquisa confirma assim o cumprimento da meta de levar educação de qualidade, sem desigualdade social e econômica, prevista no Choque de Gestão de Aécio Neves.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário