segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

5 Dicas para Fotografar Viajando


Achei uma matéria muito interessante sobre fotografar viajando, então resolvi replicar de novo uma matéria do Dicas de fotografia, muito boa mesmo! Aproveitem!

Eu adoro viajar e gosto muito de fotografar durante meus passeios. Mas meu trabalho não é este, e quando estou viajando não sou paga para fotografar. Viajo porque gosto e a fotografia só é algo que “encaixo” durante as expedições.
fotografando_viagens_00
Vale até clichê na janelinha do avião | ISO 100 • 10mm • f/4 • 1/500 seg

Então me perguntam: “Como é que eu faço para aproveitar a viagem e conseguir fotografar também?”

1. O seu companheiro de viagem importa

O problema número um de qualquer viajante que gosta de fotografar é com quem ele viaja. Já viajei sozinha, com amigos e com família. É inevitável: quem busca imagens legais vai andar um pouco mais devagar, parar o carro mais vezes e querer esperar “alguns minutinhos” até a luz ficar perfeita.
fotografando_viagens_01
É bom ter alguém pra bater papo enquanto a hora mágica não chega | ISO 100 • 10mm • f/14 • 1/100 seg

Se você está viajando com alguém é preciso achar o equilíbrio combinando um cronograma um pouco mais folgado do que normalmente seria. Com mais tempo entre cada passeio ou atividade você consegue fotografar melhor e sem seu companheiro ficar bravo com você.
Evitar de viajar com quem te enche a paciência também é uma boa dica, se isso for possível. ;-)

2. Viaje por mais tempo

Qualquer pessoa normal tira 30 dias de férias por ano. Tente viajar esses 30 dias! Ficar por semanas no seu destino faz você entender muito melhor o local e seus costumes. Nos primeiros dias você já “mata” as atividades obrigatórias, como ir no Cristo Redentor, onde dificilmente você vai tirar fotos diferentes dos outros milhões de turistas, e sobra tempo para as fotos realmente especiais. Só depois de um tempo é possível entender a energia de um lugar. E, acredite, isso faz muita diferença nas imagens que criamos.
fotografando_viagens_02
Um lugar onde adoro passar semanas | ISO 100 • 70mm • f/2.8 • 1/160 seg

Sei que viajar por bastante tempo não é fácil (e nem barato, dependendo pra onde você vai). Mas se não der pra ficar um mês fora considere ficar o tempo que você tiver em poucos destinos. Evite viagens do tipo “Conheça 5 países da Europa em 15 dias”. Fotos de viagem interessantes contam histórias e a gente só conhece histórias com tempo. Fotos de paisagem precisam de tempo para serem planejadas e executadas. Ou seja: tempo é essencial.

3. Faça seu “dia da fotografia”

Se seu objetivo da viagem definitivamente não é fotografar ou seu companheiro de viagem não curte muito a ideia de mudar o cronograma por causa disso, planeje e negocie um dia da fotografia. Ali pela metade final da viagem planeje voltar a algum lugar que você achou interessante no nascer do sol, passear sem planos para fotografar as pessoas durante o dia e ir para outro local bonito no fim do dia.
No dia da fotografia você pode se preocupar só com as imagens que quer criar. Sem passeios apertados, museus e atividades turísticas.

4. Fotografar ou descansar?

Em 2012 eu não fiz nenhuma viagem de férias. Fiquei quase 200 dias fora de casa, viajei cerca de 80.000km em mais de 30 cidades e 10 países diferentes. Muitas dessas viagens eram a trabalho, mas mesmo nas “a passeio” eu me senti trabalhando e cansada – tudo porque sou fotógrafa e não resisto procurar fazer fotos bonitas. :-)
fotografando_viagens_04
Nem toda foto precisa ser incrível | ISO 100 • 22mm • f/4.5 • 1/50 seg

Para mim vale a pena porque meu ano inteiro é uma mistura de férias (posso dormir até tarde quase todos os dias) e trabalho. Mas se você tem um período específico do ano para suas férias, evite levar consigo a pressão da fotografia.Você não precisa voltar das suas viagens com as fotos mais lindas já feitas no universo. Se este não é seu trabalho aproveite as férias para realmente limpar a mente e deixá-la novinha em folha para novas ideias quando voltar pra casa.

5. Fotografe a sua cidade

Lembra que eu disse que precisamos de tempo para conhecer bem os lugares e assim fotografá-los melhor? Pois então: passamos a maior parte do nosso tempo na nossa própria cidade! Conhecemos suas histórias e segredos como ninguém.
View from my window
Curitiba | ISO 800 • 10mm • f/3.5 • 1/13 seg

Você pode fotografar a sua cidade com a vantagem que todos os turistas que a visitam não possuem: você está lá sempre e se a luz não ficar boa você pode voltar no dia seguinte.
E já que estamos falando de viagem: o grupo de fotógrafos que vai comigo para a Noruega caçar a Aurora Boreal já está fechado e estamos indo para lá neste Carnaval! Mas estou planejando mais viagens como esta (inclusive algumas mais próximas, aqui mesmo no Brasil) e se você se interessa por imersões fotográficas como esta preencha seus dados abaixo e seja avisado dos próximos passeios:

Nenhum comentário:

Postar um comentário