quarta-feira, 27 de março de 2013

LENTES NA EUROPA: UM MERGULHO NA ARTE CONTEMPORÂNEA MUNDIAL. LEIA!

Replicando a nova coluna do meu blog favorito de fotografia! o Foto Colagem.


Acessem!

Dizem que viajar pela Europa é um “must” e que as possibilidades de conhecer pessoas e lugares também. Por isso resolvi conferir e contar para os fotógrafos profissionais ou amadores, e também curiosos, como é possível desvendar o novo se estivermos abertos às possibilidades.

Começo por Londres, a cidade que não é apenas a capital da Inglaterra, mas também um dos maiores e mais importantes centros financeiros do mundo. Nessa cidade, que tem influência na política, finanças, educação, entretenimento, moda, mídia, cultura e artes, aconteceu a Art13, uma exposição que reuniu 129 galerias de 30 países (incluindo o Brasil) entre os dias 01 e 03 de março, no Olympia Grand Hall, há praticamente 100 mts da estação de trem Kensington Olympia (do London Overground).

O evento, patrocinado pelo Citi Private Bank, sediou uma série de discussões, entre elas uma sobre fotografia contemporânea, a comunidade e uma visão positiva. Representando o FOTOCOLAGEM, tive a chance de conversar com a italiana Valentina Shivardi, que estudou fotografia em Milão, é mestre em fotojornalismo pela Universidade de Artes de Londres e diretora do projeto Fotosynthesis.

Seu projeto usa a fotografia de forma inclusiva, dando possibilidades de treinamento aos interessados. Shivardi falou do desafio do fotógrafo de ouvir a sua voz interior e transformá-la em uma fotografia, traduzindo os seus sentimentos. No entanto, não deixou de lado a importância da técnica. “O acesso a fotografia hoje é mais democrático, todo mundo possui um smartphone, mas não podemos perder a essência do aprendizado que possibilita a criação da nossa própria identidade”, afirma.

Milhares de obras de arte, incluindo pinturas, esculturas, fotografias, gravuras e edições ou multimídia, puderam ser vistas, apreciadas e fotografadas neste espaço gigantesco. Em apenas três dias, mais de 24 mil visitantes, muitos de renome na arte e também celebridades, tiveram a possibilidade de conhecer o melhor da arte contemporânea mundial.

Alguns dos destaques foram as obras “In the world but don`t know the world”, de El Anatsui, da Oktober Gallery (UK); “Boat”, de Zhu Jinshi, da Pearl Jam Galleries (China, Singapura, Hong Kong) e “Fountain”, de Zilvinas Kempinas, da Galeria Vartai (Lituânia).

E se você tem curiosidade de comparecer a um evento como esse e conhecer galerias de alto nível, sem precisar viajar milhares de quilômetros, o próximo já tem data marcada. Será no mesmo local, entre 28 de fevereiro e 02 de março de 2014. Programe-se, aproveite a chance de comprar a sua primeira obra de arte e conheça um pouco da cultura internacional em um só lugar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário